1

1

terça-feira, 2 de maio de 2017

Apresentação do projeto

A turma do 6º D está a desenvolver, na disciplina de História e Geografia de Portugal, um trabalho sobre os direitos (des)humanos, onde procuramos compreender como evoluiu a vida na época contemporânea (desde a revolução liberal até à atualidade), dando mais atenção aos acontecimentos e às situações em que os direitos humanos não são respeitados e às pessoas que fizeram com que houvesse mais liberdade e direitos em Portugal.


Seguimos o método do trabalho de projeto: na primeira fase tivemos a sessão de brainstorming (chuva de ideias), onde demos as nossas ideias, falámos de como vamos fazer o trabalho, como o podemos apresentar. A turma 6ºD debateu em diálogo sobre como fazer a pesquisa para desenvolver o trabalho. A turma pensou, para levar o trabalho mais além e torná-lo público, criar um canal no youtube e este blogue.



A seguir, a nossa turma decidiu fazer o mapa mental para responder a perguntas que nos pudessem ajudar a pensar e a ordenar o projeto: quem, o quê, porquê, onde e quando. Também pensámos no que podia dificultar o trabalho, para encontrarmos outras soluções.



Depois fizemos a árvore de atividades com o calendário do projeto, isto é, planificámos o trabalho ao longo do tempo e e vimos como as tarefas se ligavam umas com as outras até chegarmos aos trabalhos que queremos apresentar no fim.

Este trabalho realizou-se na nossa sala de aulas habitual e foi sendo afixado no painel da sala. Depois, para iniciarmos os nossos trabalhos de pesquisa, a turma organizou-se em grupos e passámos a ter as aulas na sala de computadores.

Nesta sala, em painéis de cortiça, estão as cartolinas com o trabalho de planificação que foi feito desde o princípio.


Todas as semanas vamos verificando o avanço do trabalho, usando quadradinhos de cores - verde, amarelo e vermelho - para registar o que já está feito, o que está ainda a ser feito e o que está em atraso.



Sem comentários:

Enviar um comentário